segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Maior Predador

2009... O ser humano é o maior predador, o topo da cadeia alimentar. Nós temos tudo, tecnologia avançada, medicina super desenvolvida, nós sabemos de nossa história e até da história do universo. Realmente fantástico. Somos seis bilhões. Não tenho nome, tenho RG. Uma maneira que o governo arranjou para codificar toda sua população.
O ser humano é o maior predador, predador dele mesmo, pois em guerras e genocídios consegue massacrar sua própria espécie. Predador por ver alguém agoniando de fome e dor e fechar os olhos. Predador do mundo, pois o destrói cada dia com mais violência.

Vamos encarar os fatos. O número mais poderoso que existe, é aquele que você quer na sua conta bancária. Por ele, a humanidade se vende, se rebaixa, extorque, chantageia, rouba, mata. E por ser tão fascinada por esta nova divindade, acabou se tratando em formas tão impessoais que deixaram de ser humanas.
Meu chefe tem nome. Meu chefe tem conta bancária. Ele me paga todo fim de mês. De que me importa seu nome? O nome dele é renda.
Meu empregado tem nome. Meu empregado tem conta bancária. Tenho de pagá-lo todo fim de mês. De que importa seu nome? O nome dele é despesa.

E é neste círculo de relações doentias que o tão glorioso ser humano vive hoje. A compaixão ficou para trás, e o amor pela vida e pelo próximo foi substituído pelo amor ao dinheiro. De que valem tantas notas, tanto papel? Fomos todos infectados por uma epidemia, e não é a gripe suína, é a cegueira. Não vemos mais a beleza do céu, as cores das flores, a alegria de ser feliz com pouco. Não vemos mais as injustiças, as desigualdades sociais, as crianças com fome.

Não vemos mais a pessoa humana que existe dentro de cada um de nós. Só não sei se nós não a vemos, ou se ela está morta e apodrecendo dentro de nossas almas. Somos sim o maior predador, pois somos os únicos que matamos à nós mesmos.

Um comentário:

  1. Eu concordo bastante quando você diz que nós somos os maiores predadores, mas eu não acho que isso tenha piorado particularmente por causa do dinheiro.
    Minha mãe vive me dizendo uma coisa: "O ser humano é bárbaro!" (Quando ela diz "bárbaro" é no sentido ruim da coisa.) Desde que a evolução nos tornou mais ou menos como somos atualmente, nós guerreamos, mesmo antes do capitalismo, provavelmente não antes do dinheiro, mas na Antiguidade, quer coisa mais brutal que os gladiadores? Desde que a humanidade se entende como humanidade, gostamos de sangue, gostamos de matança. Atualmente saciamos este gosto mais com filmes (afinal, quem, no fundo no fundo, não gosta de O Albergue?) O que é mais saudável do que fazer guerras ou que os gladiadores.
    Concordo também quando diz que estamos cegos, plenamente! Mas isso é exatamente porque na sociedade atual, se não formos cegos, não conseguimos subir, e sem subir, não conseguimos viver dignamente! Precisamos fechar os olhos para aquela pessoa que está sofrendo por minha culpa, temos que fechar os olhos para aquele pobre tentando tirar o dinheiro de mim, porque senão, acabaremos ajudando a outra pessoa, e prejudicando a nós mesmos! A sociedade impôs que é mais seguro continuar ignorante, do que ajudar os outros! Se for para ajudar os outros, faça como a Angelina Jolie, por exemplo, que, até onde eu sei, só começou a ajudar as crianças da África depois de ter ascendido bastante socialmente!
    No fim, eu diria que é errado, sim, ignorarmos tudo isso, mas ao mesmo tempo é necessário, e chega a ser fácil, porque nos acostumamos a essa frieza desde que nascemos!

    ResponderExcluir