sábado, 4 de julho de 2009

Todas as línguas do mundo

Quero aprender todas as línguas do mundo.
Assim, não haveria nenhum ser que não me entendesse. Poderia cantar todas as musicas, jurar todos os hinos, dançar em todos os rituais. Me sentiria finalmente cidadã do mundo. Mas para que me limitar? Quero saber a língua dos olhares, das sombras, das montanhas e flores, das estrelas e do sol. Não haveriam mais guerras: eu explicaria à cada nação o significado da palavra "paz". Algumas não compreenderiam, ou talvez fingissem a incompreensão. Cheguei à conclusão que algumas nações já devem ter deletado a palavra do vocabulário. Mas talvez se eu falasse todas as línguas do mundo, eles acreditassem que eu tinha algo há dizer, e aceitariam meu ponto de vista.

Eu contaria histórias para as flores, para as nuvens, até para o chão. Eu explicaria para este pobre coitado a razão de todo pisarem nele. Quem sabe assim, ele não pararia de tremer de vez em quando, causando milhares de mortes e estragos milionários.Uma das minhas grandes dúvidas seria respondida: "Senhor mundo, o senhor não fica tonto de tanto girar?". Tenho certeza que ele também me faria mil perguntas: "Humanos, porque vocês se matam entre si?" "Porque vocês são tão curiosos?" "Porque vocês não gostam de mim?"

E se eu aprendesse a língua do amor?Assim, não haveria nenhum ser que não me entendesse.Pois é, então é essa a língua universal, essa é a língua de todos, a língua do mundo.

Há apenas um contratempo. Não existe nenhum professor disponível. A realidade é que esta língua está sendo criada e morta todo segundo. E o único jeito de aprende-lá é vivendo. Sei por exemplo que "eu" significa "você".Encontre alguém que compreenda esta tradução, ele provavelmente entende esta língua universal.

4 comentários:

  1. A sua maneira de escrever lembra a de Sanit-Exupéry, em seu livro "O Pequeno Principe": ela é leve, singela mas comporta uma dórica, quase barroca simbologia. E também, o que me faz confirmar a primeira frase é que, ao perceber os problemas do mundo (que não são poucos!), você não simplesmente senta e começa a refletir sobre eles, você vai até a fonte do problema, e procura por lá mesmo chegar a uma conclusão lógica; o que muitas vezes não existe.
    Eu gosto disso, essa sua maneira do escrever me atrai. Por isso posso afirmar que sou um fiel leitor do seu blog, Clode!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. CARALHO O PEDRO ESCREVEU A BIBLIA. nao entendi nada, mas juro que esse texto tá irado. é um dos melhores. VOCE HUMILHA SUA COISA

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHA
    carai o.o

    agradeça à claudia por que ela que me inspirou pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito o texto.. parabéns...
    Pena que isso seja um sonho tal como a torre de Babel... não é?
    =)

    ResponderExcluir