quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chega de economia!

Bem, acho que qualquer pessoa que me conhece ou que já leu mais de 3 posts do blog sabe que sou uma pessoa devota pelo amor. Hoje venho aqui denunciar o uso abusivo que esta palavra ganhou.
Porque nós devemos ter necessariamente apenas um amor na nossa vida? E porque este amor deve ser o amor conjugal?
Hoje em dia, amor é sinonimo de um sentimento entre um homem e uma mulher (ou duas pessoas do mesmo sexo, esta não é a questão). E "alma gêmea", que seria o apíce do sentimento, é apenas uma.
Para mim, o amor vai além de uma pessoa só. Há pessoas que amam uma causa, e após viver uma vida inteira se doando por ela, só porque não encontraram alguem que lavasse sua roupa têm suas vidas taxadas de "solitárias".
E quem disse que a tal de alma gemêa não pode ser simplesmente um belo espelho? São tantas as pessoas que são imensamente apaixonadas por elas mesmas. O amor-próprio é um dos amores mais sólidos que existem. E você tem certeza que o amor da sua vida estará para sempre com você. Além de suportar sua TPM, entender suas crises, sentir suas crises, não ser ciumento...

Mas afinal, vamos deixar o egoísmo para lá?
Para mim, não existe esta "alma-gêmea". O que acontece, é que para cada pessoa que eu amo eu vou dar um pouquinho da minha alma. Assim, não terei apenas uma alma gêmea, mas todos terão um pouquinho de mim. Meus ideais, meu (futuro) trabalho, minhas causas, meus amigos, minha família. Não posso escolher apenas um. Certamente que o amo conjugal é dedicado à uma pessoa somente, mas algumas pessoas esquecem dos outros, colocam em planos secundários como se fossem menos importantes. Fico horrorizada ao ver nas revistas femininas as diversas matérias sobre "amor". Logo se vê associado com dicas de conquista, ou até dicas sobre sexo. Suponhamos que o amor da minha vida seja uma causa, e minha causa seja o aquecimento global. Acho que eu não preciso flertar com a árvore e nem tentar apimentar a relação.

Enfim, isto tudo para gritar para vocês: o amor não tem uma quantidade limitada. Não énecessário ficar com medo de gastá-lo todo com uma pessoas só. Não economise. Ame, ame, ame, até não poder mais. Que o amor saia de nossos póros e infeste o mundo.

2 comentários:

  1. Gente, tão super acredito na teoria de diversas almas gêmeas! Quer dizer, todas as pessoas que eu amo são minhas almas gêmeas!
    Bem que eu nunca tinha parado pra refletir profundamente sobre o amor por causas, coisas ou qualquer coisa do gênero...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você nesse ponto Clode.. A sociedade tem uma imagem de relação ideal que é só um esterótipo de casal feliz! Seja em uma novela em que existe a família exemplo, com problemas irreais, as pessoas acham que devem viver, e consequentemente "amar" do jeito que a sociedade manda! Pode parecer ingênuo, mas o amor pode estar em todas as coisas não pode?
    Adorei seus textos, sou seu fã! hahahaha beijos

    ResponderExcluir