quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aos Amantes da Física

Falando de meus blogs passados, encontrei no resto deles um texto muito interessante, que escreví dia 06 de Março de 2007.

"Acho que não existe gravidade. Ficamos presos ao chão porque uma pressão nos empurra e não uma força nos atrai. Esta pressão existe graças à consciência: que é o resultado do que fazemos e sabemos que é errado, do que não fizemos e queríamos fazer, do que desejamos e não podemos possuir e principalmente a inveja. Esta massa de energia negativa fica nos ronda e espreme nossos corpos.
Isso tudo se adiciona um sentimento que também nos detém, nos aprisiona: o medo. O medo de gritar quem somos, de liberar toda essa energia negativa. De dizer ao mundo que a nossa alma ama, de dizer ao mundo que nossa alma é livre. Isso tudo se acumula.
Os anos vão passando, esse medo se transforma e vai se empreguinando em nossos corpos: ganhamos mais peso e altura. Aí está. Nós não simplesmente crescemos... mas é esta massa maquiavélica que vai enchendo nossos cérebros, nossos corpos. Assim, se não fosse essa maldita maldade, seríamos todos crianças, e voaríamos. O chão não seria nosso limite, mas nosso repouso
Tente chegar o mais perto possível deste sonho. Se você não pode voar, flutue em seus pensamentos."

Achei que dava pra resgatar esse trecho. É até que interessante; e para mim, a idéia é totalmente plausível. Por acaso nossos pés são feitos de metal e no centro da terra tem um grande imã? Pois quando me falaram que a gravidade é uma força que nos atrai, esta é a imagem que eu tenho. E de fato, nunca encontrei uma explicação para os seres vivos começarem de um tamanho e terminarem suas vidas muito maiores. Para completar, até a religião diz que as crianças são mais puras (pelo menos as cristãs, mas acho que deve ser unanimidade). Logo, conseguí achar uma explicação para estes dois fatos! Ganhamos massa; mas não qualquer massa, essa tal "massa maquiavélica".

Obviamente que o texto é um pouco extremista, e reflete a personalidade conturbada de uma garota de 14 anos que ainda não tinha todos os parafusos no lugar certo. Agora, com 16, alguns parafusos a mais (porém muitos faltando), posso afirmar que uma coisa é certa. Nunca acreditei na física.
Nada contra cientistas! São obviamente homens muito inteligentes! Mas tenho o perfeito direito de não acreditar neles. Sim, é uma mentalidade muito fechada, mas fazer o que? Nenhum deles me convenceu. Não por questões religiosas, mais por questões pessoais. A prova disso é que um dos poucos em quem eu acredito é Darwin. Ele sim me convenceu. Simplesmente porque a teoria dele conta com provas materiais, vísiveis.
Agora vem um bonitão de jaleco (no caso, meu professor de física) e vem me falar que toda matéria é composta por prótons, elétrons e neutrons; seja uma pedra ou você mesmo. Quando ele me veio com essa história, quase falei para ele lamber o chão! Não é composto pela mesma coisa? Então não deve ter problema oras!

O pior, é que é besteira atrás de besteira. Alguns meses depois o mesmo bonitão resolve me dar um mapa das galáxias, assim, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Como se fosse o mapa de uma país meio desconhecido: tinha nomes estranhos, nehuma compania aérea oferece um pacote de viagem até lá e eu não iria à nenhum daqueles lugares.

Sim eu sei, é muita ignorância minha. E tenho que adimitir que só fiz esta crítica para zombar dos meus amigos que são fanáticos por física e justificam qualquer coisa pela frase "Ah! A ciência provou que..."

Um comentário:

  1. Claudia, eu concordo em parte com você.
    Eu acredito na força da gravidade, não porque Newton a provou, mas porque, quando eu vou pensar no assunto, eu de fato me sinto puxado pra baixo, eu nunca me sinto empurrado pra baixo, como você diz, não sei por quê, mas quando eu me pergunto se sou empurrado ou puxado, meu corpo me diz que estou sendo puxado.

    Depois disso, eu concordo plenamente com você quanto à ciência ser mais uma crença do que um fato! Exemplo: teoria do Big Bang... -oiq\ Quer dizer, eu não vejo porque eu acharia que o Big Bang é mais verdade do que Deus, sinceramente! E Darwin, na realidade, nunca me convenceu! Eu acredito que a evolução possa não existir (certo, confesso, só comecei a pensar nessa teoria da não-evolução por causa da Phoebe), primeiro, você mesma já viu um osso ao vivo e à cores? Talvez até sim, mas você já o tocou, já o testou para saber se era um osso de verdade? Quer dizer, alguém algum dia pode ter chegado à conclusão de que seria melhor fazer com que todos os seres humanos acreditassem nessa teoria, que a sociedade caminharia melhor (o que é verdade, imagine você se nós não acreditássemos na evolução, o que seríamos nós?)

    Tudo isso pra dizer que eu não acredito no que a ciência diz porque é a ciência que disse, mas eu acredito quando eu realmente acho que ela está mais certa do que errada!

    ResponderExcluir